Dá para imaginar um estacionamento nesta orla? |
Prefeitura e Associação Comercial de São José dos Campos (ACI) tentam de todas as formas tornar o centro da cidade mais atraente para o consumidor e, segundo matéria publicada na última quarta-feira (6) no jornal O Vale, estão negociando a construção de um estacionamento subterrâneo na orla do Banhado. Já há, inclusive, empresas interessadas, o que indica que a negociação está bem avançada.
Já não bastasse a ocupação desordenada que já existe no próprio Banhado, com favela de um lado e condomínios de luxo do outro, agora querem começar a fechar a sua encosta e privar a todos da beleza oferecida pela natureza. Será que não existe nesta cidade alguém com uma ideia mais inteligente? Onde estão os arquitetos de São José dos Campos? E os ambientalistas, estão de acordo com a proposta?
Será que não seria melhor construir edifícios garagem ou subterrâneos em estacionamentos que já existem hoje no centro da cidade? O que deve estar faltando é incentivo fiscal. A propósito, será que a Prefeitura ou a ACI têm na ponta do lápis quantas vagas privadas existem, de fato, na região central e quantas são realmente ocupadas em dias e horários de pico? Eu aposto que muitas ficam vazias.
Mas quantas vagas realmente são necessárias para suprir a demanda do centro? Numa cidade onde se respira tecnologia, já está na hora de termos muito mais do que só parquímetros nas ruas. Estacionamentos particulares ainda são autorizados a funcionar com terra batida e cobertura de zinco. E agora querem construir um estacionamento na Orla do Banhado. Onde está a inovação?
Na minha opinião esta ai um desafio para os arquitetos , a ideia precisa ser estudada , pois porque não construir platos ao nivel da avenida apoiado sobre ´pilotis semelhante ao existente em frente a sede da AEA de SJC com infra estrutura de sanitarios pequenas lojas que poderiam abrigar os camelos da praça Pe João e da Rua XV alem é claro do estacionamento .
ResponderExcluir