A favor da criação de uma Região Metropolitana do Vale do Paraíba e de olho nas próximas eleições municipais, vereadores da situação e oposição da Câmara de São José dos Campos, aprovaram, por unanimidade, no dia 28 de março, o requerimento nº 1952, de autoria da vereadora Angela Guadagnin (PT), solicitando ao Governo do Estado de São Paulo informações sobre o assunto.
Mais importante que o teor do requerimento - que deve retornar com uma resposta que já é do conhecimento de todos (vide entrevista do governador Geraldo Alckmin ao jornal O Vale do dia 10 de abril) -, foi a 'capacidade' dos vereadores se 'unirem' em torno de um tema do 'interesse de todos'. Coisa rara no nosso Legislativo, pelo menos nos últimos 15 anos. Lá a negociação passa longe quando o assunto é votar proposta do Executivo ou da oposição. Um lado só ganha e outro só perde.
Desta vez a história foi diferente. Nem mesmo a presença de frases apimentadas como esta foram aliviadas no requerimento: 'Vê-se que o Governo do Estado de São Paulo (leia-se governador Geraldo Alckmin) trata o Vale do Paraíba como região de segunda categoria, ao contrário do tratamento, merecido, dado à Baixada Santista e Campinas, ambas regiões metropolitanas'. Até a menção do então deputado estadual Carlinhos Almeida (PT) - hoje federal - foi permitida.
Mas não se enganem. Isto é apenas uma realidade passageira, que acontece muito esporadicamente. Principalmente envolvendo assuntos de relevância, como este. Eu só quero ver quantos destes vereadores vão comparecer, de fato, ao seminário que está sendo prometido pelo governador para discutir a questão. Segundo a mesma matéria, o evento deve acontecer em São José até o final deste mês. Vamos esperar e conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário