sábado, 21 de maio de 2011

Festival da Mantiqueira reúne autores de São José mais uma vez

Mais uma vez a produção literária de São José dos Campos dá mostras de que tem crescido muito nos últimos anos. As pessoas que estão fazendo o seu primeiro livro já não são só do meio cultural da cidade. O perfil de hoje inclui jovens, engenheiros e até militares. Mais uma vez o exemplo desta realidade será mostrado durante o Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, marcado para os dias 27, 28 e 29 de maio no distrito de São Francisco Xavier, evento realizado pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCC).

Como aconteceu no ano passado, mais uma vez os autores de São José dos Campos terão um local - Espaço Cassiano Ricardo, da FCCR - para expor, vender e até fazer lançamentos das suas obras. Na semana que vem a FCCR deve divulgar o número de autores que estarão no espaço e a programação de lançamentos. Pra se ter uma ideia do interesse, a entidade precisou prorrogar o prazo de inscrição, que venceria sexta-feira (20), para segunda-feira (23) até o meio dia. 

Um desses lançamentos será o da escritora e professora Stefânia Andrade, 28 anos, que está produzindo seu primeiro livro infantil, que leva o nome de Melissa. A julgar pelo seu pique, muitos outras obras virão depois desta. Ela é professora em duas escolas durante a semana e, mesmo assim, arrumou tempo para agendar outras datas de lançamento do seu livro. Em São Francisco Xavier, ela vai fazer o serviço completo: lançar, expor, vender e falar sobre sua obra. E até um blog está sendo preparado.

O estranho nesta história toda, que promete ser muito boa não só para a literatura, mas também para o turismo do distrito, é o fato de que, novamente, Prefeitura e FCCR parece terem ficado a reboque do evento. A programação do festival, produzida pelo Governo do Estado, já está sendo distribuída e nela constam apenas as logomarcas de apoio. Nada do que será realizado pelo município está lá, nem mesmo que haverá o Espaço Cassiano Ricardo para os autores de São José. 

Em contrapartida, os 'medalhões' da literatura brasileira e internacional ganham destaque, com direito a perfil e foto. Talvez fosse o caso de se ajustar melhor esta parceria, para que tanto um lado como o outro possam ter os mesmos benefícios. Afinal, toda a estrutura para que o evento aconteça é oferecida pela Prefeitura e FCCR. De qualquer maneira, quem tiver oportunidade, não deve perder a oportunidade de conhecer, de perto, obras e autores, e até bater um papo com alguns deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário